Ritual do Santuário

Origens

Muitos pensam que o ritual do santuário surgiu na época de Moises, relacionando com as tábuas, e leis cerimoniais.

Mas esse Ritual é muito mais antigo, vem desde a queda do homem, quando foi instituído o sacrifício do cordeiro (Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, Gênesis 4:4)

 

 

Passos para o sacrifício

Podemos agrupar em fases os caminhos para o oferecimento de um cordeiro.

 

1 - Primeiro esta no salário que tem o pecado, necessitando de uma expiação do pecado (Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23), representando que Cristo que recebe nossos pecados.

 

2 - Deve se oferecer o cordeiro sem mácula ou seja perfeito, e sem manchas. (O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, Êxodo 12:5), pois Cristo o Cordeiro de Deus, seria oferecido sem mácula (No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29)

 

3 - Passagem dos pecados do homem, para o cordeiro (para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17)

 

4 - O Sangue do cordeiro , representa a purificação dos pecados, ocorrendo a remissão dos pecados. (e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:12 à 14

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22)

 

5 - Cristo é o Cordeiro, o resto são sombras para lembrança do homem que viria o Cordeiro de Deus (que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:17) Notadamente vemos que tudo que se analisa no tabernáculo terrestre é uma representação do que há nos Céus.

 

 

Modo de Sacrifício (inicial e correta)

 

Era construído um altar de pedras, colocado a lenha. Após isso era colocado a mão sobre a cabeça do cordeiro, como sombra da real passagem ocorrida na cruz. Após isso em tristeza pelo pecado cometido, e conseqüência dele, que no caso era a morte de um animal inocente, (que era sombra de Cristo morto inocente). então era morto o cordeiro, e colocado no altar do holocausto, enquanto o cordeiro era queimado, aquele que ofereceu permanecia em oração, para fazer um novo pacto com Deus, para não pecar mais.

O Altar de pedra era deixado, representando que Deus perdoou os pecados de um homem, e que ali Deus esteve.

Todas as coisas eram repletas de significado,e de sentimento, se o sacrifício for mecanizado sem sentimento, de nada significaria (O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6) como ocorreu com Israel (De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;
mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse. Isaías 1:11 à 20

Portanto mais importante que o sacrifício estava em fazer Boas Obras, mas se o sacrifício for feito corretamente ele por si mesmo tende a fazer com que a pessoa não peque, pela dor que a pessoa sente por seu pecado e a sua conseqüência, com isso tende a auxiliar o crescimento do amor a outros.

Mas se o sacrifício for sem sentimento nobre, ele torna o o homem sanguinário, mau e sádico.

Nota-se que o ritual é todo cheio de importância e significado.

 

Analisando o texto

 

21 Semelhantemente aspergiu com sangue também o tabernáculo e todos os vasos do serviço sagrado.
22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu(1) fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes(2).
24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro(3), mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus(4);
Hebreus 9:21-24

 

1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade (4),
2 ministro do santuário(4), e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem(3).

3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios(4); pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei,
5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais(1), como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Hebreus 8:1 a 5

 

19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu(3), e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto(1); e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.Apocalipse 11:19

 

5 Depois disto olhei, e abriu-se o santuário do tabernáculo do testemunho no céu(3); Apocalipse 15:5

analisando cada parte

1

"Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu" Moisés estava a aspergir o sangue para que o santuário terrestre fosse purificado, e diz que todas as coisas eram "figuras das coisas que estão no céu" figuras da que estão no céu. O Santuário é uma figura servindo de sombra "quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais" . Existindo no céu até a arca "e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto"

 

2

"mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes" Sendo que as coisas celestiais seriam purificadas com sacrifícios melhores do que o que Moisés tinha feito.

 

 

3

"Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro" Cristo não entrou em um santuário feito por mãos, mas sim "do verdadeiro Tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem" sendo que o santuário feito por mãos é figura do verdadeiro. Portanto há o verdadeiro santuário no qual Cristo está. "Abriu-se o santuário de Deus que está no céu" O Santuário está dentro do Tabernáculo "santuário do tabernáculo do testemunho no céu;"

 

4

"para agora comparecer por nós perante a face de Deus" E agora comparece por nós, perante a face de Deus. Como sumo sacerdote, faz intercessão por nós. "Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, ministro do santuário Ora o ministro sumo sacerdote trabalha no oficio do ritual do Santuário. "Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios"

 

 

Quem Deus Julgará?

30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;
31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos
. Atos 17:30-31

17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra. Eclesiastes 3:17

10 Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tever feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. II Coríntios 5:10

30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Hebreus 10:30

14 Pois o Senhor julgará o seu povo, e se compadecerá dos seus servos. Salmos 135:14

"O Senhor julgará o seu povo" Aqui não se refere aos que abertamente são contrários a Deus mas refere-se ao seu povo, aqueles que professam ser de Cristo serão julgados "e se compadecerá dos seus servos".

Sendo que o juízo era determinado para o futuro.

 

 

O cordeiro representava um símbolo de receptáculo para o pecado. Ou seja um homem pecava, colocava a mão sobre o cordeiro e confessava seus pecados, e ai o pecado daquele homem simbolizava ter recaído sobre o cordeiro.

Este pecado era determinado como alocado no sangue do cordeiro. Ou seja ao confessar o pecado sobre o cordeiro o simbolismo determinava que o pecado se alojava tanto no sangue como na carne do animal.

Não importava qual tipo de pecado era cometido, o cordeiro era receptáculo de qualquer pecado, mas as consequências do pecado permaneciam.

Por exemplo um homem mata outro homem, e o pecador confessa o pecado ao cordeiro, isso não faz com que o homem morto ressuscite, nem quer dizer que um homem que esteja doente por uma vida libidinosa tenha cura de suas doenças, só por confessar seu pecado ao cordeiro.

 

Quando vemos o ritual do santuário o cordeiro era solicitado, sem defeito e sem mancha.

Portanto o símbolo sendo sem defeito e sem mancha exige o que o real seja sem defeito e sem mancha.

Prov 9:7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.

Deuteronônio 32:5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.

Mancha ou defeito tem idéia de pecado, pois pecado é representado por sujeira, imundície, mancha. Logo é necessário que o real seja sem pecado. Ou seja, todo aquele que pecar possui uma mancha, e tal real tem que ser sem mancha.

Portanto o objeto real do símbolo do cordeiro não pode ser defeituoso e não pode ter cometido pecado.

I Ped 1:19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo.

Vemos portanto que o tipo real do símbolo do cordeiro se encaixa na figura de Cristo ou Meshia.


O Primeiro símbolo que estudamos é o cordeiro. O cordeiro deveria representar que o pecado causa a morte. Em princípio não temos relatos de que as pessoas no Pentateuco conheciam outra ideologia para o cordeiro. Erradamente várias pessoas pensavam que Deus gostava de sentir o cheiro do cordeiro queimado, e gostava de ver a morte de animais. O que era um erro de ideologia devido a utilização de sacrifícios por outros povos. Na cultura de outros povos, era determinado que os deuses gostavam da morte de animais e algumas vezes de pessoas. Mas no conceito bíblico isto não procedia. Deus descrito na bíblia queria as boas ações, e não precisaria dos animais.
Psa 50:13 Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes?
Psa 50:14 Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos;
Isa 1:11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
Isa 1:12 Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
Isa 1:13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
Isa 1:14 As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Isa 1:15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Isa 1:16 Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
Isa 1:17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.

Portanto no texto bíblico havia a importância do sacrifício do cordeiro como símbolo de obediência, mas a ação natural do indivíduo estava vinculada em praticar o bem. Ou seja não havia importância alguma no sacrifício do cordeiro se o indivíduo não estivesse preocupado em fazer o bem. Esse tipo de ideologia era muito diferente da ideologia sacrifical de outros povos. No qual os deuses destes se preocupavam com as ofertas e não com a prática do bem. Mas muitos israelitas se adequavam a ideologia de outros povos e considerava que Deus gostava de sacrifícios.
Portanto devemos entender que Deus não necessitava de sacrifícios, e que como temos estudado tais eram símbolos de obediência, e que não tinham valor algum se não vier incluído com ações bondosas. De forma que sem as ações bondosas os sacrifícios ao invés de alegrar a Deus fazem com que ele diga "é para mim abominação".
I.
Até aqui podemos determinar alguns princípios
Existe um santuário no Céu
II.
O santuário terrestre é figura do celeste
Esta figura é uma representação ou metáfora
O santuário do céu serviu de modelo para o santuário da terra
III.
O sacrifício do cordeiro é um símbolo figurativo
O sacrifício é um símbolo de obediência
O sacrifício e o sangue simbolizam purificação
O sacrifício do messias serve para purificação do santuário celestial
O sacrifício do messias é o sacrifício não simbólico
IV.
Sacrifícios sem boas ações são abomináveis.

  •  Start 
  •  Prev 
  •  1  2  3  4  5  6 
  •  Next 
  •  End 

Page 1 of 6

Veja Mais dados Novos Conteúdos