Atualmente deparamos com um estudo de Phillipe Hotman Hotman que determina alguns conceitos contra os escritos de Ellen White para tal produzimos respostas para as pessoas que possam ter dúvidas sobre os relatos de Ellen White em itálico é as questões de Phillipe Hotman Hotman, que colocaremos como phh; e em negrito compõem as respostas deste site. Abaixo colocamos um quadro analítico de phh que tenta desacreditar o movimento de 1844, e dizer que tal movimento não é de Deus. Vejamos o quadro. phh:

O que Ellen White fala O que é possível CLARAMENTE ver no texto de Ellen G. White O que NÃO se consegue explicar
"Anjos de Deus acompanhavam Guilherme Miller em sua missão. Ele era firme e ousado, proclamando destemidamente a mensagem a ele confiada..."Primeiros Escritos, p. 232
a) Anjos de Deus acompanhavam Guilherme Miller no cumprimento de uma missão;
b) Uma mensagem foi confiada a Miller por Deus (a de pregar que Jesus voltaria em 1844).
Deus confiou a Miller uma missão com uma mensagem "falsa"? Deus foi capaz de fazer isso com Miller e ainda com uma multidão de fieis?
Afinal de contas, Jesus não voltaria em 1844 e essa era a mensagem que fora confiada a Miller.

Resposta:

Para explicar os posicionamentos de phh, iremos contar uma história. A muito tempo atrás foi dado uma profecia. Zec 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Zec 9:10 De Efraim exterminarei os carros, e de Jerusalém os cavalos, e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra.
Zec 9:11 Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água.
Zec 9:12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro.
Zec 9:13 Pois curvei Judá por meu arco, pus-lhe Efraim por seta; suscitarei a teus filhos, ó Sião, contra os teus filhos, ó Grécia; e te farei a ti, ó Sião, como a espada de um valente.
Zec 9:14 Por cima deles será visto o Senhor; e a sua flecha sairá como o relâmpago; e o Senhor Deus fará soar a trombeta, e irá com redemoinhos do sul.
Zec 9:15 O Senhor dos exércitos os protegerá; e eles devorarão, e pisarão os fundibulários; também beberão o sangue deles como ao vinho; e encher-se-ão como bacias de sacrifício, como os cantos do altar.
Zec 9:16 E o Senhor seu Deus naquele dia os salvará, como o rebanho do seu povo; porque eles serão como as pedras de uma coroa, elevadas sobre a terra dele.
Zec 9:17 Pois quão grande é a sua bondade, e quão grande é a sua formosura! o trigo fará florescer os mancebos e o mosto as donzelas.

Com esta profecia o povo de Israel esperava o Messias, e com esta profecia ainda esperam. Veja que o texto de Zacarias define que o rei virá, e este rei que virá montado em um jumentinho, e dominará de mar a mar, sua flecha sairá como relâmpago, e pisarão os que atacam pedras com fundas, e beberão o vinho deles como vinho, naquele dia salvará o povo como rebanho, e eles serão como as pedras de uma coroa, o trigo fará florescer os mancebos e o mosto as donzelas.

Veja o povo de Israel ao ler este verso esperava um libertador, do julgo de Roma. Tal mensagem de libertação, determinava a vinda de um rei que iria reinar de mar a mar. E ai chegou o dia.

Mat 21:3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará.
Mat 21:4 Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta:
Mat 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.
Mat 21:6 Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara,
Mat 21:7 trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou.
Mat 21:8 E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
Mat 21:9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Esperavam que Jesus se tornasse o rei de Israel, até mesmo seus discípulos assim pensavam. Jesus estava guiando-os mas todos pensavam que Jesus se tornaria rei. Mas depois do ocorrido nos textos acima, Jesus não tinha tomado o reinado de Israel. Esta foi a grande decepção de Israel, esperava que Jesus se tornasse rei, mas ele não se tornou como eles acharam que ele se tornaria. Jesus estava ali guiando o povo e os seus discípulos. Mas as profecias determinavam um rei, poderoso nos modelos de Zacarias. Deus não deixou claro que o Messias iria ser rei em outro período, e que haveria apenas um período que Jesus sofreria, subiria ao céu e só depois cumpriria a profecia de Zacarias. E até hoje os Judeus não aceitam um Messias que não seja um rei diretamente.

Agora vamos fazer alguns paralelos.

"Anjos de Deus acompanhavam Guilherme Miller em sua missão. Ele era firme e ousado, proclamando destemidamente a mensagem a ele confiada..."Primeiros Escritos, p. 232

Jesus acompanhava seus discípulos que pregavam destemidamente a mensagem a eles confiada que "o Messias veio" e que seria o rei de Israel.

Os cálculos de Guilherme Miller estavam corretos, mas fato era outro, Jesus voltaria em outro período. E os anjos estavam guiando Guilherme Miller.

Os discípulos estavam pregando que Jesus era o Messias, mas o reinado não era naquele tempo. E Jesus estava guiando os discípulos.

Portanto Deus não confiou a Guilherme Miller uma mensagem falsa pois os cálculos dos dias proféticos estavam corretos, mas como o povo de Israel queria um rei, Guilherme e o povo queriam que Jesus voltasse. A mensagem que Jesus era o Messias, e a mensagem dos 2300 tardes e manhãs estavam corretas. Mas o que ambos esperavam, Israel e Guillherme e o povo geraram grandes decepções.

Respondendo agora a segunda linha.

"Vi que Deus estava na proclamação do tempo em 1843. Era Seu desígnio suscitar o povo, e trazê-los a uma condição em que seriam provados, na qual decidiriam ou pró ou contra a verdade."
Primeiros Escritos, p. 232
a) Deus "estava" presente na proclamação da mensagem;
b) Era plano de Deus levar o povo a crer que Jesus voltaria em 1844.
Se Deus "estava" nessa proclamação, então foi Ele que conduziu o povo naquele engano.
Como explicar isso?
Deus queria levar o povo a crer em algo que não aconteceria?
Para provar e levar as pessoas a decidirem pela verdade? Que espécie de verdade pode advir de um Deus que usa o engano para levar as pessoas a se decidirem pela verdade?

Resposta:

Deus sempre prova ao homem, Guilherme Miller demonstrou seus cálculos mas algumas pessoas apenas não aceitaram os cálculos, mas tais estavam corretos, por isso não foram refutados, apenas não aceitos por igrejas. Lembremos do seguinte caso.

Joh 6:49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
Joh 6:50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Joh 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Joh 6:52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a sua carne a comer?
Joh 6:53 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Joh 6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Joh 6:55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Joh 6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Joh 6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Joh 6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Joh 6:59 Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em Cafarnaum.
Joh 6:60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

Aqui Jesus gera a idéia de que deviam comer a carne e beber o sangue real de Jesus. "Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida", comer carne de ser humano e beber o sangue de ser humano era uma das maiores abominações para os judeus. Jesus deixou que tais pessoas compreendessem dessa forma, e assim restaram apenas os 12, e mesmo assim Jesus disse:

Joh 6:67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

Jesus sabia a idéia que tinha gerado, e mesmo não sendo explicado a idéia corretamente, deixou que os que estavam com ele fossem provados, sem uma explicação clara do que estava falando. Da mesma forma foi a prova na época de Guilherme, mesmo Jesus guiando os discípulos, ele deixou que imaginassem uma coisa, sem um esclarecimento detalhado, da mesma forma na época de Guilherme o povo ficou entre continuar com a verdade, mesmo não entendendo o que estava acontecendo, ou renegar todos os pontos de que tinham andado até aquele momento.

Aqui comento da seguinte forma, é uma forma comum das pessoas renegarem muitos conceitos corretos por pontos de vista equivocados. Por exemplo na IASD formou-se dissidentes, estes que enquanto enfrentaram a liderança da IASD, seja por ideologia correta ou não, ao sofrerem perseguições ou exclusões, com o decorrer do tempo deixaram princípios corretos, como orientação da saúde, ritual do santuário, Lei de Deus e muitos outros conceitos. Quando o homem faz isso ele estaá quebrando todos os conceitos fundamentados por uma decepção não compreendida. Uma das provas do cristão é que mesmo em decepções, permaneçam nas partes corretas e busquem resposta detalhadas sobre onde erraram. Tais foi o trabalho de Ellen White, Thiago White, Joseph Bates, e outros.

Note que Jesus deixou que cressem que a carne de Jesus iria ser comida e o sangue de Jesus ser bebida como um canibal, mas tal era uma prova para determinar se eles realmente iriam buscar a verdade, ou em qualquer decepção tais deixariam Jesus. Assim também foi na época de Guilherme Miller. Enquanto que a carne de Jesus e o sangue eram visões espirituais, Jesus deixou transparecer que tais eram reais, e da mesma forma que Guilherme considerou que a purificação do santuário fosse a terra, a purificação seria no céu. Esse modo de decepções Deus tem provado em toda história das Escrituras.

Respondendo a terceira linha

Vi o povo de Deus, com alegria, em expectação, aguardando o seu Senhor. Mas era intento de Deus prová-los... Era intuito de Deus que Seu povo defrontasse com o desapontamento."Primeiros Escritos, p. 235.
a) O povo estava feliz, "acreditando" de fato que Jesus voltaria, graças a mensagem que Deus confiara a Miller;
b) Deus queria apenas provar as pessoas;

c) Deus planejou intencionalmente desapontar uma multidão de fieis.
Conseguir a conversão de uma pessoa não é uma obra fácil. Mas aqui, Ellen White nos diz que Deus conduziu Miller para conseguir a conversão e aceitação de uma mensagem por milhares de pessoas. Mas o plano de Deus era desapontá-los. Que tipo de Deus é esse?

Resposta:

Jesus andou com Israel durante anos, e a multidão aglomerava-se pois esperavam o rei das profecias messiânicas, e o povo aguardava tal coisa. Jesus deixou que o povo acreditasse em tal coisa, aceitou muitas vezes o louvor por ser o Messias que traria um novo reino a Israel. E tal ideologia iria gera uma grande decepção, de forma que aqueles que anteriormente andavam com Cristo iriam agora condená-lo a morte de Cruz. Jesus sabia que a crença de que ele seria o rei literal no período de Jerusalém iria deixar quase todos decepcionados, e iriam deixar de crer que Jesus era o Messias. A conversão envolve muito mais do que conhecer o que é certo e errado, envolve o coração. Pessoas que buscam posições ou facilidades pelas escrituras, não são aceitas e nem tem a real conversão que Deus deseja. Em cada desapontamento pessoas provam se estão convertidas, ou por não conseguir o que quer renegam a verdade, pela humilhação ou pelo sofrimento. Deus é um Deus que prova os corações, que sacode os sentimentos para demonstrar a real característica do homem. Enquanto que muitos acham que o povo de Israel estava convertido na época de Cristo, a decepção mostrou que poucos eram os reais convertidos.

O povo de Israel que saiu do Egito esperavam encontrar uma terra que mana leite e mel, para que pudessem viver, não foi lhes dito que iriam encontrar uma terra de guerreiros, nem que iriam lutar para conquistar a terra. Esperavam chegar na terra e viver nela. Esta foi outra grande decepção, e isso gerou dois, veja o número dois homens (Josué e Calebe) confiantes para a luta, todos os outros contra. Porque Deus não avisou que iriam encontra uma terra cheia de gigantes, ou treinado os Israelitas a guerra. Não sabia que esta decepção iria gerar com que o povo de Israel se decepcionasse? Assim Deus no decorrer dos anos da história prova os seus, e divide aqueles que batalham, e aqueles que saem por não esperarem decepções aonde menos esperam.

Respondendo a quarta linha

"Mas era intento de Deus prová-los. Sua mão ocultou um engano na contagem dos períodos proféticos. Aqueles que estavam esperando pelo seu Senhor não descobriram este erro, e os homens mais doutos que se opunham ao tempo também deixaram de o ver." Primeiros Escritos, p. 235. a) Deus impediu que Miller e os demais líderes do movimento descobrissem que havia um erro;
b) O erro era na contagem dos períodos proféticos;
c) Os que aguardavam a vinda de Cristo em 1844 não descobriram o erro;
d) Os que se opunham também não descobriram o erro.
Foi Deus que ocultou um engano na contagem dos períodos proféticos? Então Deus enganou Miller para que ele não descobrisse o engano? Muito confuso.
Quer dizer que, para Ellen White, que os que se opunham também tinham que descobrir qual era o erro de Miller? O que Ellen White quer dizer com isso? Ela quer responsabilizar pessoas de fora do movimento pelo erro dos de dentro. Mas é claro que eles descobriram " eles disseram que Miller estava enganado e que Cristo não voltaria em 1844.

Resposta:

Muitas pessoas acham estranho o citado acima, mas Deus utiliza-se de fatos para provar os homens, para que estes demonstrem o seu real intento.

Exo 4:21 Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povo.
Exo 7:3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
Exo 9:12 Mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, e este não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.
Exo 10:1 Depois disse o Senhor a Moisés: vai a Faraó; porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para manifestar estes meus sinais no meio deles,
Exo 10:20 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
Exo 10:27 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir:
Exo 11:10 E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir da sua terra os filhos de Israel.
Exo 14:4 Eu endurecerei o coração de Faraó, e ele os perseguirá; glorificar-me-ei em Faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.
Exo 14:8 Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel; pois os filhos de Israel saíam afoitamente.

Enquanto as pessoas podem questionar um texto de Ellen sobre tal forma de trabalho, existem vários nas Escrituras que demonstram o controle de Deus sobre fatos, e coisas que acontecem. Deus não faz um homem bom se tornar mal, ele apenas demonstra o real intento de cada pessoa. Deus pode não abrir os olhos sobre a compreensão de um certo ponto, mas o homem deve aprender a aguardar com paciência e amor, o real significado do assunto. Se ocorreu um erro, vamos com amor e cuidado procurar aonde se encontra o erro. A calma definida em "shalown" é o objetivo para o cristão arrependido, que sabe que Deus prova os espíritos. O que Deus deseja é que o homem coloque-se sobre seus cuidados mesmo que pareça que ele não exista, ou mesmo que possa parecer que ele seja mal. Devemos crer no abrangente, e não e pequenos detalhes que fazem o homem se irar e renegar outras verdades. Deus encobre verdade, para que confiemos em Deus mesmo que nossa mente ou nossos amigos duvidem, ou nos deixem.

Veja Mais dados Novos Conteúdos